ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Trump quer discutir desarmamento nuclear com a Rússia



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a falar que deseja discutir a redução e o possível desarmamento nuclear com a Rússia. A declaração do líder norte-americano aconteceu nesta sexta-feira (25/7).


Armas nucleares pelo mundo

  • Rússia, Estados Unidos e China são os países que mais possuem armas nucleares.
  • Segundo dados da Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (Ican, na sigla em inglês), mais de US$ 2,8 mil dólares foram gastos por segundo com armas de destruição em massa em 2023.
  • Nos últimos anos, a retórica nuclear cresceu, o que fez a Organização das Nações Unidas (ONU) a classificar a atual situação como o maior risco de conflito com armas de destruição em massa desde a Guerra Fria.

Em entrevista à mídia estatal russa, o presidente dos EUA respondeu perguntas sobre um possível pacto para substituir o acordo New START, assinado em 2010 por Washington e Moscou. O tratado, que expira em 2026, visa limitar o número de ogivas nucleares norte-americanas e russas.

“Esse não é um acordo que você quer que expire”, disse Trump. “Estamos começando a trabalhar nisso”.

Após o início da guerra na Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, retirou o país de forma unilateral do tratado. Na época, o líder usou o apoio de países ocidentais à Kiev para justificar a decisão.

Desde janeiro, quando assumiu a Casa Branca pela segunda vez, Trump tem sinalizado que desejar discutir o desarmamento nuclear com aqueles países que possuem tal capacidade.

No último Fórum Econômico Mundial em Davos, realizado na Suíça em janeiro, o presidente dos EUA disse que planejar discutir o tema com os líderes da Rússia e China, Vladimir Putin e Xi Jinping. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo