
Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:
Mais do que reconstituir crimes, documentários criminais se dedicam a mostrar quem eram as vítimas por trás dos casos. Quando envolvem crianças ou jovens, essas histórias ganham ainda mais peso — não só pela brutalidade dos crimes, mas pelo impacto deixado nas famílias e na comunidade.
O Metrópoles selecionou cinco produções que investigam a morte de vítimas muito jovens. Os documentários reúnem entrevistas com parentes e pessoas próximas, além de explorar os contextos e as motivações por trás de cada caso.
1. O Assassinato do Ator Rafael Miguel
Documentário mais recente da lista, a produção O Assassinato do Ator Rafael Miguel narra os eventos que levaram a morte do ex-ator mirim Rafael Miguel e os pais dele, João Alcisio Miguel e Miriam Selma Miguel.
Rafael Miguel — que ficou conhecido pelo papel de Paçoca em Chiquititas — , e os pais dele foram assassinados na zona sul de São Paulo no dia 9 de junho de 2019. O crime ocorreu após uma série de desentendimentos ligados ao namoro de Rafael com Isabela Tibcherani — que falou no documentário sobre a relação com Rafael e o dia do crime.
A trama do documentário explora a mente do assassino e traz uma reflexão sobre comportamentos abusivos dentro do ambiente familiar, que resultaram no crime. A série de três episódios está disponível na HBO Max.

2. O Caso Gabriel Fernandez
Em Los Angeles, a morte de Gabriel Fernandez, de apenas 8 anos, comove a sociedade e expõe os problemas no sistema de justiça e do serviço social dos Estados Unidos. A morte do pequeno foi em decorrência do do abuso prolongado pela mãe e pelo namorado dela.
Em seis episódios, o documentarista Brian Knappenberger revela bastidores do julgamento e investiga os sistemas públicos que fracassaram na missão de proteger Gabriel, mesmo após vários alertas de outros adultos na vida do menino. A produção está disponível na Netflix.
3. Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez
Outro crime brasileiro que chocou o país é o da atriz Daniella Perez. À época com 22 anos, a jovem estava atuando na novela De Corpo e Alma quando foi brutalmente assassinada. Os culpados seriam descobertos pouco depois: o colega de elenco Guilherme de Pádua e a esposa dele, Paula Thomaz.
Em Pacto Brutal – Caso Daniela Perez, os eventos que levaram a noite do crime são recontados e narrados sob o olhar de amigos e familiares de Daniela, o marido, Raul Gazolla, a mãe dela, a autora Gloria Perez, e vários nomes do audiovisual nacional como Cláudia Raia, Fábio Assunção, Cristiana Oliveira, Maurício Mattar, Wolf Maya e Eri Johnson.
Dividido em quatro episódios, a produção explora desde investigação, a luta de Gloria Perez por justiça e cenas inéditas do julgamento de Guilherme de Pádua e Paula Thomaz. A série criminal está disponível na HBO Max.
4. Uma Noite em Idaho: Os Assassinatos na Faculdade
Na noite de 13 de novembro de 2022, um brutal assassinato marcou para sempre a pequena cidade de Moscow, no estado de Idaho, nos Estados Unidos. Quatro estudantes da Universidade de Idaho foram encontrados sem vida na casa em que moravam.
Leia também: A história real por trás do documentário criminal Uma Noite em Idaho
5. Isabella: O Caso Nardoni
Um dos casos mais famosos do Brasil também conta com um documentário, Em Isabella: O Caso Nardoni o público acompanha a investigação que levou à condenação de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, pai e madrasta da menina, pelo assassinato.
O caso ocorreu em março de 2008 e Isabela foi arremessada da janela do sexto andar pelo pai, enquanto passava o fim de semana na casa deles. Lançado em 2023, o documentário explora detalhes da investigação e entrevista vários especialistas envolvidos no caso. A produção está disponível na Netflix.
