ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Al Gore diz que tarifaço de Trump sobre o Brasil é “totalmente insano”



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

Além de falar sobre a questão ambiental e suas expectativas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), programada para novembro deste ano, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore aproveitou sua participação na Expert XP, nesta sexta-feira (25/7), em São Paulo, para criticar o tarifaço comercial imposto pelo governo norte-americano a diversos países, entre os quais o Brasil.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a aplicação de tarifas extras de 50% sobre todos os produtos exportados pelo Brasil aos norte-americanos. As taxas, em tese, deve entrar em vigor a partir do dia 1º de agosto e, até o momento, não houve grande avanço nas negociações entre o governo brasileiro e a Casa Branca.

Os EUA também instauraram investigação comercial, aberta pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês), a pedido de Trump. O governo norte-americano afirma que a análise pretende investigar supostas práticas comerciais desleais do Brasil em relação aos EUA e cita como exemplo as recentes disputas judiciais envolvendo plataformas digitais.

“Ele [Trump] acabou de impor tarifas de 50% contra o Brasil. Isso é totalmente insano e, provavelmente, não vai durar muito. Mas quem pode saber? Existe muita irracionalidade nesse processo”, disse Al Gore, no painel de abertura do evento na capital paulista.

Para Al Gore, o governo Trump age sob forte influência de grandes corporações do setor de combustíveis fósseis. “Ele faz o que as empresas de combustíveis fósseis mandam fazer. Essas grandes corporações e os ‘petroestados’ têm muito poder político. Tentaram tomar o controle do processo de negociação”, afirmou.

Leia também

6 imagensExpert XP, feita de investimentos em São PauloExpert XP, feita de investimentos em São PauloHelder Barbalho, governador do ParáHelder Barbalho, governador do ParáAl Gore, ex-vice-presidente dos Estados UnidosFechar modal.1 de 6

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos

Fábio Matos/Metrópoles2 de 6

Expert XP, feita de investimentos em São Paulo

Fábio Matos/Metrópoles3 de 6

Expert XP, feita de investimentos em São Paulo

Fábio Matos/Metrópoles4 de 6

Helder Barbalho, governador do Pará

Fábio Matos/Metrópoles5 de 6

Helder Barbalho, governador do Pará

Fábio Matos/Metrópoles6 de 6

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos

Paulo Bareta/Divulgação/XP

O evento

A Expert XP, que chega à 15ª edição em 2025, acontece nesta sexta-feira e no sábado (26/7), na São Paulo Expo, na capital paulista. A expectativa dos organizadores é a de que o público supere os 45 mil participantes da edição anterior, em 2024.

Em edições anteriores, a Expert XP já contou com nomes como o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, os ex-atletas Magic Johnson, Serena Williams e Tom Brady, além do historiador e filósofo israelense Yuval Harari, da ativista paquistanesa Malala Yousafzai e do economista e empresário Mohamed El-Erian.

Quem é Al Gore

Umas das lideranças históricas do Partido Democrata nos EUA, Al Gore foi vice-presidente por 8 anos, durante o governo de Bill Clinton (1993-2001). Também foi deputado e senador pelo estado do Tennessee e disputou a Presidência da República, em 2000, sendo derrotado pelo republicano George W. Bush em uma votação apertada.

Atualmente, Al Gore é chairman da Generation Investment Management. Ele também é fundador do The Climate Reality Project, organização dedicada à educação e mobilização para o enfrentamento da crise climática.

Em 2007, Al Gore recebeu o Prêmio Nobel da Paz, ao lado do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), “pelos seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações”.

Al Gore é autor de livros como o como os best-sellers “Uma Verdade Inconveniente”, que inspirou o documentário vencedor de dois Oscars em 2006, e “O Ataque à Razão”. Na Expert XP, o ex-vice-presidente dos EUA falará sobre o futuro dos investimentos internacionais em um mundo marcado por transformações climáticas, tecnológicas e geopolíticas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo