ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Após prisão, líder do PT pede cassação automática de Zambelli



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), apresentou um requerimento nesta terça-feira (29/7) à Mesa Diretora da Casa para que decrete a perda automática do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O documento foi encaminhado ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Paulo Azi (União-BA). O colegiado ficou responsável por analisar o caso por despacho do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Zambelli foi presa em Roma, na Itália. A deputada estava foragida desde junho, após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“O ato de declarar a perda do mandato, nos casos de condenação penal definitiva, é administrativo e vinculado, não dependendo de juízo político ou de deliberação plenária”, declarou Lindbergh no requerimento.

7 imagensCarla ZambelliCarla ZambelliCarla ZambelliCarla ZambelliA deputada Carla ZambelliFechar modal.1 de 7

Carla Zambelli

Fábio Vieira/Metrópoles2 de 7

Carla Zambelli

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles3 de 7

Carla Zambelli

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles4 de 7

Carla Zambelli

Vinícius Schmidt/Metrópoles5 de 7

Carla Zambelli

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela6 de 7

A deputada Carla Zambelli

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela7 de 7

Carla Zambelli

Vinícius Schmidt/Metrópoles

 

Em 10 de junho, Motta afirmou que o plenário “terá a decisão final” sobre a perda do mandato da deputada. A declaração divergiu de uma fala anterior, na qual o paraibano disse que “não caberia votação” para o caso.

Leia também

Nesta terça, o presidente da Câmara reforçou em publicação no X que o caso de Zambelli será analisado pela CCJ. Se aprovado no colegiado, o processo seguirá para o plenário, onde será necessário o apoio da maioria absoluta dos deputados, ou seja, ao menos 257 votos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo