
Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:
Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) fizeram o registro impressionante de uma tempestade de raios no céu de Singapura. Segundo comunicado da Nasa, a imagem foi capturada em 15 de junho, por volta das 3h da manhã (no horário local), enquanto a ISS orbitava a 417 km acima do Mar da China Meridional.
Na foto é possível ver grandes explosões de luz atravessando uma cobertura de nuvens. Já na visão dos tripulantes, o fenômeno luminoso aparece em um formato atípico e quase esférico, misturando tons azulados e brancos.
A região de Singapura e áreas próximas — como Johor Bahru, na Malásia — são conhecidas pela alta frequência de tempestades elétricas tropicais, tornando esses locais pontos estratégicos para o estudo climático.

Importância do registro da tempestade de raios
A imagem mostra o mesmo fenômeno que já é observado por satélites, porém, a perspectiva direta através de olhos humanos enriquece os dados disponíveis para cientistas atmosféricos, possibilitando a comparação de informações visuais humanas com as captadas por instrumentos automáticos.
Essas observações são importantes para a modelagem climática avançada. Ter dados mais completos sobre tempestades e seus comportamentos pode tornar os modelos de previsão de tempo mais precisos e eficientes, sendo essenciais para prevenir ou reagir com rapidez a fenômenos naturais extremos, como incêndios florestais, erupções vulcânicas, nevascas e chuvas torrenciais.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!