Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:
Rafael Câmara é o campeão da Fórmula 3. O brasileiro garantiu o título da categoria ao terminar a corrida em Hungaroring, na Hungria, em primeiro lugar, neste domingo (3/8). O piloto da Tridente chegou aos 156 pontos com o triunfo e não pode mais ser alcançado por Mari Boya, que tem 108.
Câmara liderou a corrida em Hungaroring de ponta a ponta. O brasileiro largou na pole position e chegou a ser ultrapassado por Boya na quarta volta, mas logo retomou a primeira posição. Logo após, a entrada do safety car, três vezes seguidas, na pista ajudou o piloto a manter a liderança.
Ver esta publicação no Instagram
Com isso, na volta 14, o brasileiro havia aberto uma distância de 1s5 para o adversário na briga pelo título. Após várias entradas do safety car, a direção estabeleceu um limite para o término da prova, o que fez com que Boya adotasse uam estratégia amis agressiva e encostasse no brasileiro.
A diferença de 1s5 chegou a cair para 0s6, com apenas 12 minutos para o fim da corrida. No entanto, Câmara se manteve firma, fez a volta mais rápida do dia, aumentou a vantagem para 2s e terminou a prova em 1° lugar, com o título em mãos.
Leia também
-
Fórmula 1: pilotos da McLaren buscam ampliar vantagem em GP da Hungria
-
GP da Hungria: Leclerc pega primeira pole do ano; Bortoleto fica em 7º
Quem é Rafael Câmara
Nascido em Recife, Rafael Câmara tem 20 anos de idade e faz parte da academia de pilotos da Ferrari desde 2021. O brasileiro disputa sua primeira temporada de Fórmula 3 neste ano.
O feito iguala Câmara a outro brasileiro: Gabriel Bortoleto. Atualmente na Sauber, o piloto também venceu a F3, em 2023, e ainda se sagrou campeão da Fórmula 2 em 2024, antes de chegar à elite do automobilismo, na Fórmula 1.
Na trajetória pelo título, o pernambucano chegou a quebrar o recorde da categoria, com quatro pole positions em cinco corridas, além de três vitórias (Austrália, Bahrein e Espanha), logo no início da temporada. Com a vantagem construída, Câmara admnistrou o campeonato, voltou a conquistar o 1° lugar do grid na Hungria e levou o título para casa.