ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Como pai de Cazuza tentou separar o cantor de Ney Matogrosso



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

O lançamento do filme Homem com H, e sua chegada ao streaming, colocou Ney Matogrosso nos holofotes, com muitos querendo saber detalhes sobre a vida do artista. Um dos momentos mais marcantes da produção é o relacionamento de Ney com Cazuza.

Apesar da relação entre os dois ter sido retratada no longa, uma parte importante da história ficou de fora da produção: o momento em que o pai de Cazuza, João Araújo, fundador da Som Livre, tentou separar os dois. O episódio foi registrado na biografia de Ney Matogrosso, publicada em 2021 pela Companhia das Letras.

1 de 6

Ney Matogrosso na juventude

Reprodução

2 de 6

Ney Matogrosso

Mauricio Santana/Getty Images

3 de 6

Jesuíta Barbosa e Ney Matogrosso

@homemcomh/Instagram/Reprodução

4 de 6

Ney Matogrosso e Cazuza jovens

Reprodução

5 de 6

Marco de Maria, marido de Ney Matogrosso, e Bruno Montaleone, que intepretou-o em Homem com H

Reprodução

6 de 6

Ney Matogrosso e Rita Lee na juventude

Segundo a biografia, Cazuza desconfiou que os pais queriam afastá-lo de Ney Matogrosso quando os dois voltaram de viagem e perceberam que os filmes das câmeras fotográficas deles tinham sumido. “Isso só pode ser coisa do ‘mafioso’, teria dito Cazuza na ocasião, certo de que o pai tinham ordenado que funcionários sumissem com “qualquer vestígio de imoralidade”.

O cantor teve certeza de que o pai tinha descoberto a relação com Cazuza quando ele e a mãe ofereceram uma viagem para a estação de esqui em Megêve, na França, com passagens por Paris e Nova York, em companhia de uma namorada.

“Cazuza disse a Ney que o pai deveria ter descoberto a relação dos dois e que, com a viagem, queria separá-los. ‘Ele está querendo me tirar de perto de você’. Ney entendeu que o parceiro deveria ir e fez uma promessa: ‘Aproveita. Quando você voltar, eu estarei aqui’. Cazuza aceitou o convite e chamou a amiga Patrícia Casé. Deixou seu carro com a antena do rádio quebrada na garagem de Ney e partiu”, diz um trecho da Biografia.

Cazuza e Ney Matogrosso tiveram um relacionamento amoroso em 1983 por “três intensos meses”, como Ney mesmo descreve. Mas a relação entre os dois durou muito mais que isso: foi Matogrosso o responsável pela direção artística da última turnê de Cazuza e foi Matogrosso o primeiro nome da MPB a gravar uma música do Barão Vermelho, o sucesso Pro Dia Nascer Feliz.

Ney Matogrosso foi cortado de cinebiografia

Apesar de Cazuza ser presença marcante no filme Homem com H, Ney Matogrosso foi excluído da cinebiografia de Cazuza: Cazuza — O Tempo Não Pára (2004).

“Quando me lembro do filme que fizeram sobre ele, eu fico triste. Não é falar mal, mas é muito reducionista. Ele era muito mais do que aquilo que tentaram retratar, isso me incomoda”, afirmou Ney na autobiografia Vira-Lata de Raça.

Ney ainda conta que a diretora Sandra Werneck foi a sua casa, momento em que ele contou tudo para ela, desde o momento em que conheceu Cazuza até o último dia em que se viram.

A própria mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, lamentou a ausência de Ney Matogrosso na obra. “Senti muita falta do Ney no filme, inclusive há uma entrevista dele emocionante em meu livro”, disse Lucinha, autora de Só as Mães São Felizes, onde relata fatos marcantes com o seu único filho.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo