ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Datafolha: Lula abre vantagem contra bolsonarismo no 1º e 2º turnos



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (2/8), mostra que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresenta uma recuperação na disputa à reeleição no próximo pleito.

Desta vez, Lula apresenta uma vantagem maior em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, e ao governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A diferença entre Lula e os dois adversários em simulações de segundo turno aumentou e é de 4 pontos porcentuais, ou seja, equivale ao limite da margem de erro, que é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A melhora da performance de Lula acontece justamente no momento em que ele marca posição antagônica ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dois têm divergido publicamente em relação às taxas impostas pelo norte-americano aos produtos brasileiros importados pelos EUA.

No cenário da pesquisa estimulada para o primeiro turno, Lula teria 39% da preferência do eleitorado, e Bolsonaro, 33%.

No primeiro turno, Lula tem 39% e Bolsonaro tem 33%

Cenário 1
Resposta estimulada e única, em %

Lula (PT) – 39

Jair Bolsonaro (PL) – 33

Ratinho Jr (PSD) – 7

Ronaldo Caiado (União Brasil) – 5

Romeu Zema (Novo) – 4

Em branco/nulo/nenhum – 9

Não sabem – 2

Fonte: Datafolha

Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o presidente teria 47% dos votos, contra 43% de Bolsonaro. Os votos em branco, nulos ou que não votariam em nenhum dos dois chegariam a 10% e os que não sabem responder equivalem a zero, conforme o Datafolha.

Lula x Tarcísio

Em uma disputa contra Tarcísio, no primeiro turno, Lula teria 38% da preferência do eleitorado contra 21% do governador de São Paulo.

Lula contra Tarcísio

Cenário 4
Resposta estimulada e única, em %

Lula (PT) – 38

Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 21

Ratinho Jr (PSD) – 12

Ronaldo Caiado (União Brasil) – 7

Romeu Zema (Novo) – 6

Em branco/nulo/nenhum – 14
Não sabem – 3

Em uma disputa de segundo turno contra Tarcísio, Lula teria 45% dos votos, e o adversário, 41%. Neste caso, haveria 12% de votos brancos, nulos ou que não optariam por nenhum dos dois possíveis candidatos. Os que não sabem somam 2%.

O levantamento foi realizado em 29 e 30 de julho e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios de todo o Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo