
Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:
A classificação do Grande Prêmio da Hungria, da Fórmula 1, aconteceu na manhã deste sábado (2/8). No sufoco, Charles Leclerc garantiu a pole position, a primeira dele no ano. O brasileiro Gabriel Bortoleto permaneceu na disputa até o fim, no Q3, desbancou Verstappen e ficou em 7º lugar. A disputa no circuito de Népliget, em Budapeste, acontece neste domingo (3/8), às 10h (de Brasília).
Oscar Piastri dominou a qualificatória, com a primeira colocação no Q1 e Q2, e permaneceu na posição até quase o último minuto. Foi então que Charles Leclerc apareceu, na última volta do Q3, para desbancar o australiano que era dado como favorito.
Piastri ficou em segundo, seguido de Lando Norris, George Russel e Fernando Alonso.
Gabriel Bortoleto orgulha o Brasil
Gabriel Bortoleto deu orgulho ao Brasil. O atleta manteve a constância de bons resultados na classificatória, que rendeu a ele a 7ª posição na largada deste domingo.
Após ficar em 6º lugar, na primeira etapa, o brasileiro passou de raspão na Q2, em 10º, deixando Lewis Hamilton de fora. O brasileiro ficou 0,006 segundo à frente da Mercedes, de Kimi Antonelli.
Nos 15 minutos finais, ele se recuperou e conseguiu uma melhor volta de 1:15:725, novamente no sufuco, mas que o manteve na frente de Max Verstappen — ainda mais parelho, por 0,003 segundo, para deixar o campeão para trás.