Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que proibiu acampamentos no raio de 1 km da Praça dos Três Poderes e da Esplanada dos Ministérios.
“Moraes revogou a Constituição?”, provocou Nikolas em um post na rede social X. A questão veio acompanhada de um trecho da Constituição Federal que afirma que “todos podem se reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido aviso prévio à autoridade competente”.
Leia também
-
Moraes cita Hitler na decisão que proíbe acampamento em frente ao STF
-
Moraes proíbe novos acampamentos em quartéis do Exército: “Obviamente”
-
Deputados saem de acampamento no STF após decisão de Moraes
Na última sexta-feira (25/7), além de proibir o acampamento na Praça dos Três poderes, Moraes também proibiu acampamentos nos arredores de instalações militares.
“Para garantir a segurança pública e evitar novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpistas ocorridos em 8/1/2023, determino a proibição de qualquer acampamento em um ario de 1KM da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e, obviamente, em frente aos quartéis das Forças Armadas”, determinou o ministro.
A decisão foi tomada após os protestos dos deputados Hélio Lopes (PL-RJ) e Coronel Chisóstomo (PL-RO) em frente ao STF. Os congressistas protestavam contra as medidas de Moraes impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).