ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: No Brasil, britânica BP faz maior descoberta de petróleo em 25 anos



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

A petroleira britânica BP, uma das maiores do mundo, anunciou nesta segunda-feira (4/8) que fez, na costa do Brasil, sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos.

O feito ocorreu no campo de Bumerangue, localizado na Bacia de Santos (SP), em águas profundas do pré-sal brasileiro, a pouco mais de 400 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

De acordo com a petrolífera, trata-se da maior descoberta da BP em todas as suas áreas de atuação desde 1999 – quando foi identificado um campo de gás no Mar Cáspio, com cerca de 990 bilhões de metros cúbicos.

O campo de Bumerangue, na Bacia de Santos, se estende por mais de 300 quilômetros quadrados (km²), uma área cerca de cinco vezes maior do que a de Manhattan, em Nova York.

Leia também

O que diz a BP

“Estamos empolgados em anunciar essa descoberta significativa, a maior realizada pela BP em 25 anos”, celebrou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da BP, por meio de um comunicado. “Os resultados da análise no local da perfuração indicam níveis elevados de dióxido de carbono”, completou Birrell.

A petrolífera britânica informou ainda que deve iniciar uma análise em laboratório para estudar o que foi encontrado. A BP possui 100% dos direitos de exploração do campo de Bumerangue, arrematado pela companhia em um leilão, em 2022.

Essa foi a 10ª descoberta da BP apenas neste ano. Em 2025, a empresa já teve achados em Trinidad e Tobago, no Egito, na Líbia, no Golfo do México, além de Namíbia e Angola.

O objetivo da BP é manter uma produção global de 2,3 milhões a 2,5 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia até 2030.

Ações sobem

Após o anúncio da descoberta na Bacia de Santos, as ações da BP negociadas na Bolsa de Valores de Londres operavam em alta no pregão desta segunda-feira.

Por volta das 10 horas (pelo horário de Brasília), os papéis da petroleira avançavam 1,72%, cotados a 405,55 libras esterlinas (cerca de US$ 537,5 ou R$ 2,97 mil).

Resultados do 2º trimestre

O anúncio da descoberta da BP no pré-sal brasileiro acontece um dia antes de a petroleira divulgar seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2025.

A companhia vem sendo acompanhada com atenção pelo mercado, em meio aos rumores acerca de uma possível fusão com a rival Shell, também do Reino Unido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo