ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Seis sinais de que você é a pessoa preferida do seu gato



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

Na hora de adotar um gato, é comum que o tutor “oficial” tenha como meta ser agraciado pelo favoritismo daquele animal de estimação. Mas, ao chegar na casa, os felinos tem os próprios critérios para escolher aquele que receberá sua atenção exclusiva. Uma vez escolhido o “preferido”, o gato dá sinais claros de que aquele é o ser humano mais amado da residência.

Diferentes por natureza dos cachorros, os felinos são pets discretos na hora de demonstrar afeição.

Segundo o veterinário Gideão Galvão, um dos principais sinais é quando os bichanos buscam recorrentemente por uma interação mais próxima, como quando se deitam sobre o tutor. Essa é uma das formas mais claras de eles “dizerem” que confiam em alguém.

1 de 4

Os gatos são bastante territorialistas

Getty Images

2 de 4

As fitas chamam a atenção dos felinos

Getty Images

3 de 4

Os bichanos podem viver em harmonia

Getty Images

4 de 4

Oferecer brinquedos interativos deixam o pet entretido

Getty Images

Confira abaixo os sinais dados pelo gato para o tutor “preferido”:

“Eu confio em você”

Predadores por natureza, os gatos só se deitam em um lugar se sentirem segurança. Galvão explica que, caso esse lugar seja o seu colo, o peito ou a cama, é certeiro que ele prefere você entre todos os outros tutores da casa. O comportamento mostra que existe um vínculo forte entre as partes. “É como se dissessem: ‘Pronto, agora posso descansar, minha pessoa chegou’”, detalha.

“Finalmente voltou”

É raro que os gatos façam festa quando o tutor chega, como os cachorros. No entanto, caso você seja o humano favorito, ele te receberá na porta, chegando inclusive à demonstrar que sentiu sua falta ao vocalizar isso. Ele irá até a porta, miará, se esfregará em você ou ficará te esperando. Essas são formas comuns de demonstração de carinho, apesar de discreto.

“Você é meu território”

Os bichanos se comunicam pelo cheiro, e podem tentar espalhar o dele em você como forma de demarcar território. Galvão explica que ele esfregará a cabeça, o focinho ou o corpo, marcando você com o cheirinho dele. “É uma cena bastante comum entre gatos que têm laços fortes com outros gatos, e quando ele faz isso com você, é porque te considera parte do grupo dele”, complementa. Caso o pet lamba o tutor, é certeiro que ele tem um carinho maior por aquela pessoa.

“Tutor ou mãe?”

Quando filhotes, os gatos estimulam o leite materno ao empurrar a região mamária com as patinhas. Quando adulto, eles podem reproduzir o comportamento com quem se sente seguro ou confortável. Ao fazer “pãozinho” no tutor, o gato deixa claro que ele o vê como acolhedor. “É um gesto de afeto, bem do jeitinho dele”, reforça.

“Me sinto seguro”

Galvão indica que quando o gato deita de barriga para cima perto de você, ou no ambiente em que você está, isso é um sinal de que ele realmente confia no tutor. A barriga é considerada a parte mais vulnerável do corpo do gato, e ele só irá expor a região quando se sentir tranquilo e à vontade. O movimento não significa, necessariamente, que ele deseja carinho no local, pois muitos gatos odeiam o toque na barriga.

“Sou sua sombra”

Ao escolher você como o humano favorito da casa, o gato pode demonstrar carinho pulando no seu colo, ou se esfregando. O felino sempre estará ali, no mesmo ambiente, ou deitando-se onde ele consegue te ver. O pet te acompanhará de um cômodo para o outro, o que denota que ele gosta da sua companhia. “Fica ainda mais claro quando ele faz isso só com você, ignorando outras pessoas da casa”, encerra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo