ArtigosClipeMúsicasNotíciasNovidades

Rewrite this title naturally: Tarifaço terá impacto sobre gasolina e celulose, diz Carlos Brandão



Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:

O tarifaço de 50% imposto por Donald Trump sobre os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos vai impactar os preços dos combustíveis e da celulose no Brasil. De acordo com o governador Carlos Brandão (PSB), do Maranhão, 70% do combustível comprado pelo país chega pelo porto de Itaqui, porto brasileiro mais próximo dos EUA.

Segundo Brandão, o impacto imediato do tarifaço de Trump será sentido no setor de celulose, provocando uma queda de 16% no faturamento da maior empresa do segmento no país, a Suzano.

 

“Com relação ao nosso porto, que é o maior porto do Arco Norte – ou seja, acima de Brasília é o maior porto do Brasil –, a gente vai ter alguns impactos. A exportação de celulose e papel, essa sim será atingida porque uma parte dela vai para os Estados Unidos. Então, a Suzano tem várias fábricas no Brasil. As fábricas mais atingidas serão as da Bahia e a do Maranhão, onde há maior volume de vendas para os Estados Unidos. Isso vai ter impacto de cerca de 16% na venda dos produtos da Suzano”, disse o governador.

Com relação à gasolina, que é importada dos EUA pelo Brasil, a alteração no preço deverá ocorrer a partir de uma eventual resposta do governo Lula. “Cerca de 70% do combustível que entra no Brasil chega pelo nosso porto, porque é o porto que tem o maior calado, que recebe os maiores navios. E hoje a gente está fazendo o ship to ship, utilizando dois navios sem encostar no berço, ou seja, transferência de combustível de um navio para outro. Então, na importação a gente não tem tarifão para fora, mas, se o governo reagir com tarifão, nós vamos, sim, ter uma tarifa alta no combustível e isso vai influenciar”, observou Brandão.

 

“Cerca de 90% desse combustível vai para o agronegócio e 10% vai para os postos de gasolina. Então teremos esse impacto. A gente não sabe como o governo vai reagir; pelo que estamos acompanhando pelo noticiário, o governo deve também fazer uma resposta com um tarifão internacional. Mas, no momento, o que está valendo é o tarifão para a exportação”, disse o governador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo