
Rewrite the content below in a natural and informative way. Keep the HTML tags:
Um vazamento de óleo que atingiu o Rio Ribeira de Iguape, no Vale do Ribeira, divisa entre São Paulo e Paraná, provocou comunicados de alerta para riscos de contaminação em municípios da região em razão do acidente ambiental.
Nesta quinta-feira (27/6), a Prefeitura de Eldorado publicou nas redes socais oficiais da administração pública um informe à população local sobre o acionamento e o monitoramento da situação das autoridades ambientais da cidade para o vazamento, ocorrido em Adrianópolis (PR).
“Pedimos à população que evite qualquer contato com a água do rio até novo aviso. Em caso de manchas ou alterações, comunique imediatamente a Defesa Civil ou a Secretaria de Meio Ambiente”, diz o comunicado.
Veja:
Em informe com o mesmo teor, a Prefeitura de Iporanga revelou que o acidente ambiental se deu nas proximidades da antiga represa Pumblum. O município também faz um alerta à população ribeirinha para que vive sob influência direta do Rio Ribeira de Iguape.
“Recomendamos que a população evite qualquer contato com as águas do Rio Ribeira de Iguape até novo aviso”, orientou.
Além disso, após denúncia formal da Prefeitura de Adrianópolis (PR) e da Prefeitura de Itaoca (SP), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) solicitou providências às autoridades competentes nos âmbitos federal e estadual, como Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público. Foram pedidas atitudes de apuração, contenção e monitoramento dos impactos causados.
Rio Ribeira de Iguape
O Ribeira de Iguape é o principal da bacia hidrográfica do Vale do Ribeira. Nasce no Parque Nacional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR), a aproximadamente 100 km de Curitiba, atravessa várias cidades do estado de São Paulo e deságua no complexo estuarino lagunar de Iguape, Cananeia e Paranaguá.